Telefone: (11) 5081-7850

Atividade Física

As principais afecções músculo-esqueléticas da corrida

A década de 70 foi marcada por grandes mudanças no comportamento social e consequentemente muitas pessoas no mundo começaram a praticar exercícios físicos de forma regular, procurando receber os benefícios de saúde e qualidade de vida conhecidos na época.

Os corredores do passado praticavam a corrida ainda de forma rudimentar se comparados aos conhecimentos de biomecânica, fisiologia, nutrição, treinamento e prevenção que conhecemos hoje.

A corrida continua a ser o esporte de escolha de milhares de pessoas pelo mundo devido a razões básicas, como a conveniência de poder praticá-la em muitos lugares, a relativa facilidade de execução e os benefícios de saúde que ela promove.

A prática da corrida como atividade física tem demonstrado ao longo do tempo notórios benefícios cardiovasculares, no aumento da longevidade e na preservação da qualidade de vida.
A corrida também assumiu o papel de uma dos esportes individuais que mais cresce anualmente no mundo todo. O fenômeno mundial da corrida atrai cada vez mais jovens em busca de saúde, prazer, relacionamentos e competição.

As estatísticas de lesões na corrida, porém, passaram a abranger um número cada vez mais amplo de novas lesões com gravidades variadas. A corrida regular praticada a longo prazo também desencadeia uma série de adaptações músculo-esqueléticas, podendo gerar benefícios nos tecidos musculares, tendinosos, ósseos, ligamentares e cartilaginosos. Tais benefícios são representados pelo fortalecimento dos tecidos, incrementos na força, coordenação, propriocepção, resistência, equilíbrio e na flexibilidade, dentre outros.

A literatura ainda busca respostas definitivas sobre as consequências da corrida a curto, médio e longo prazo e também sobre as reais implicações dos fatores de risco intrínsecos e extrínsecos na geração de lesões músculo-esqueléticas.

Perguntas aparentemente simples permanecem sem respostas: “O que podemos fazer para evitarmos lesões na corrida? Quais fatores de risco devem ser valorizados na prevenção de lesões?”

 

Clique aqui e leia o artigo completo

 

Dr. Cristiano Frota de Souza Laurino

Busca

eventos

VÍDEO MAIS VISTO

 

Assine nossa Newsletter

Temos 34 visitantes e Nenhum membro online

atividade
exercicio

Artigos Científicos


 

Localização

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2850
Jardim America, São Paulo,
CEP:01442-002
Telefone: (11) 5081-7850