Telefone: (11) 5081-7850

Fisiologia

ESTUDO DE 24 SEMANAS SOBRE O USO DE COLÁGENO HIDROLISADO COMO SUPLEMENTO DIETÉTICO EM ATLETAS COM DOR NAS ARTICULAÇÕES RELACIONADA À ATIVIDADE FÍSICA

Clark KL, et al. 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain. Curr Med Res Opin. 2008 May;24(5):1485-96

Objetivo do estudo

O propósito principal do estudo foi investigar o efeito do colágeno hidrolisado sobre a dor nas articulações provocada pela atividade física em atletas que eram fisicamente ativos e não tinham nenhuma evidência de doença articular.

Métodos

O estudo foi prospectivo, randomizado, duplo-cego e controlado com placebo. A dor nas articulações, a mobilidade e a inflamação foram avaliadas e registradas, usando-se uma Escala Visual Analógica (EVA), ao longo de 24 semanas. Um total de 147 indivíduos, que eram atletas estudantes ativos, mas se queixavam de dor ou desconforto nas articulações devido a estresse, lesões, trauma ou problemas cirúrgicos, foi previamente recrutado e, posteriormente, distribuído randomicamente em dois grupos. 


Um recebeu 25ml de uma formulação líquida com 10g de colágeno hidrolisado (N=73) e o outro recebeu placebo, que consistia em 25 ml de um líquido que continha xantana (N=74). O desfecho primário de eficácia foram as mudanças nos escores da EVA na avaliação inicial durante a fase de estudo em relação aos parâmetros relativos à dor, mobilidade e inflamação. 


Resultados

Dados de 97 dos 147 indivíduos foram estatisticamente analisados. No total, seis parâmetros mostraram mudanças estatisticamente significativas com o suplemento dietético colágeno hidrolisado em comparação a placebo: dor nas articulações em repouso, avaliada pelo médico, e cinco parâmetros avaliados pelos próprios participantes do estudo: dor nas articulações ao caminhar, dor nas articulações quando em posição ereta, dor nas articulações em repouso, dor nas articulações ao carregar objetos e dor nas articulações ao se levantar. 


A análise de um subgrupo de indivíduos com artralgia de joelho (N=63) revelou que a diferença entre o efeito do colágeno hidrolisado versus placebo foi mais pronunciada. O parâmetro dor nas articulações em repouso avaliado pelo médico apresentou elevada diferença estatisticamente significativa, enquanto os outros cinco parâmetros, baseados nas avaliações dos próprios participantes, foram também estatisticamente significativos. 


Conclusões

Os resultados fornecem dados que comprovam que o colágeno hidrolisado como suplemento nutricional pode ser administrado a atletas para reduzir os sintomas de dor nas articulações associados à atividade esportiva. Portanto, os resultados têm implicações no uso do colágeno hidrolisado para suporte da saúde das articulações e, possivelmente, para redução do risco de deterioração das articulações em grupos de alto risco.

Busca

eventos

VÍDEO MAIS VISTO

 

Assine nossa Newsletter

Temos 75 visitantes e Nenhum membro online

atividade
exercicio

Artigos Científicos


 

Localização

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2850
Jardim America, São Paulo,
CEP:01442-002
Telefone: (11) 5081-7850