Telefone: (11) 5081-7850

Ombro

A Dor no Ombro e a Degeneração da Articulação Acrômioclavicular

 

O ombro é formado por algumas articulações e dentre elas a articulação acromioclavicular (AC), situada entre a clavícula e a escápula.

A parte específica da escápula que faz contato com a clavícula é chamada de acrômio, daí o nome da articulação acrômioclavicular (AC). Esta articulação tem importância nos movimentos do ombro e constitui-se de fibrocartilagem e ligamentos, como outras articulações maiores.

acromio_clavicular

Os problemas mais comuns que ocorrem na articulação AC são a artrite degenerativa, as fraturas e as luxações (perda do contato perfeito entre os ossos com separações).

As artrites degenerativas são condições caracterizadas pela perda de cartilagem na articulação AC, acompanhada de deformidade óssea e sintomas como dor e inchaço, especialmente durante a atividade. A dor se localiza na parte superior do ombro, mais precisamente no ponto de contato entre os dois ossos, onde é facilmente palpável.

Os atletas mais frequentemente acometidos pela artrite degenerativa são aqueles que realizam atividades esportivas com grande demanda de força dos membros superiores, tais como: levantadores de peso, arremessadores, praticantes de artes marciais, nadadores, tenistas, dentre outras. Algumas atividades de musculação também são associadas ao aparecimento de dor e degeneração da AC.

Não há atualmente técnica eficaz na substituição da cartilagem danificada pela artrite e como consequência, a forma primária de controlar os sintomas é modificar as atividades, de modo a não agravar a situação, reduzindo ou interrompendo a realização de determinados exercícios que provoquem o agravamento dos sintomas.

Avaliação médica é geralmente complementada pelos exames de diagnóstico por imagem, como radiografias simples, ultrasonografia e a ressonância magnética.

Algumas formas de tratamento podem ser empregadas, como a crioterapia (gelo), a fisioterapia e os medicamentos conforme prescrição médica. O tratamento cirúrgico se reserva aos casos de dor persistente e sem melhora após 3 a 6 meses de tratamento clínico e fisioterápico.

Cuide dos seus ombros e bons treinos!

Busca

eventos

VÍDEO MAIS VISTO

 

Assine nossa Newsletter

Temos 40 visitantes e Nenhum membro online

atividade
exercicio

Artigos Científicos


 

Localização

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2850
Jardim America, São Paulo,
CEP:01442-002
Telefone: (11) 5081-7850