Telefone: (11) 5081-7850

Pelve e Quadril

O estiramento dos músculos oblíquos do abdome

Os músculos do abdome representados por oblíquo interno, oblíquo externo, reto e transverso do abdome possuem um papel importante nos movimentos do tronco.

A rotação do tronco desempenha um papel importante na geração de potência de algumas modalidades esportivas, mas é principalmente através do tronco que as forças originadas dos membros inferiores são transferidas para os membros superiores.

Os músculos do CORE (complexo muscular tóraco-lombar-abdome-pélvico-quadril) desempenham um papel fundamental na estabilização do tronco, mediante uma pré-ativação muscular. Durante a realização de um movimento de rotação do tronco, há simultaneamente a estabilização do tronco e a geração de torque lateral específico para que o movimento aconteça.

Os treinamentos de fortalecimento e estabilização de CORE tornaram-se populares recentemente nos praticantes de atividade física e na reabilitação de lesões do esporte, muito embora sejam amplamente empregados nos treinamentos específicos de atletas de alto rendimento há muitas décadas.

Os músculos abdominais do CORE incluem o reto e o transverso do abdome e os músculos oblíquos interno e externo. Os músculos oblíquos externo e interno são orientados de forma oblíqua em relação ao eixo anatômico, mas perpendiculares entre si.

O músculo oblíquo externo é o mais superficial dos dois, emerge abaixo do 8o arco costal próximo à inserção do músculo serrátil anterior lateralmente. Suas fibras se dirigem anteriormente e inferiormente até a inserção na crista ilíaca e na linha alba. Sua ação direta é a de flexão, inclinação lateral e rotação contralateral do tronco.

obliquo-externo

O músculo oblíquo interno fica localizado profundamente ao oblíquo externo e origina-se a partir do ligamento inguinal, crista ilíaca e fáscia toracolombar. Suas fibras dirigem-se superiormente e anteriormente para se inserirem nas cartilagens costais da 9a até a 12a costelas e na linha alba. Sua ação direta é a de flexão, inclinação lateral e rotação para o mesmo lado do tronco.

obliquo-interno1

Embora considerados tecnicamente músculos torácicos, os músculos intercostais são considerados nos “estiramentos musculares laterais”, devido a apresentação clínica o tratamento e a recuperação serem similares.

MM_intercostais

Os estiramentos dos músculos oblíquos do abdome, muitas vezes descritos como “estiramentos musculares laterais” são frequentemente observados nos esportes que envolvem movimentos complexos rotacionais do tronco (tênis, golfe, beisebol, arremessos e lançamentos), mas também acometem praticantes de saltos e corridas. A frequência com que tais lesões são identificadas nos esportes ainda é desconhecida na literatura.

A lesão surge geralmente durante a realização de um movimento de rotação do tronco e se caracteriza por dor de instalação súbita.

O exame de ressonância magnética permite a identificação exata do músculo comprometido, assim como a descrição das características da lesão (grau da lesão, localização, presença ou não de hematomas). O exame de ultrassom permite também a realização do diagnóstico, porém com algumas limitações de identificação de detalhes anatômicos.

Embora mais raras, as fraturas por estresse dos arcos costais apresentam muitas vezes sinais e sintomas clínicos semelhantes aos estiramentos dos músculos oblíquos interno e externo.

A compreensão da função dos músculos abdominais e da localização anatômica auxiliam na avaliação destas lesões. Podemos citar como fatores de risco os movimentos rotacionais súbitos sem treinamento adequado, o overtraining, a fadiga muscular, a desidratação, os desequilíbrios musculares e as lesões preqressas.

Fortaleça o seu CORE e previna-se. Bons treinos !

Dr. Cristiano Frota de Souza Laurino

Busca

eventos

VÍDEO MAIS VISTO

 

Assine nossa Newsletter

Temos 23 visitantes e Nenhum membro online

atividade
exercicio

Artigos Científicos


 

Localização

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2850
Jardim America, São Paulo,
CEP:01442-002
Telefone: (11) 5081-7850